Busca no Blog

domingo, 1 de julho de 2012

As cisternas de plástico no Sertão do Nordeste


As fotos

Nestas fotografias podemos ver algumas fotos de cisternas de plástico. As fotografias foram obtidas nos município de Uauá, BA, Orocó  e Petrolina, PE.






O fato

Nunca na história recente do Sertão nordestino cenas de uma grande quantidade de cisternas em um mesmo local já haviam sido vista. São as cisternas de plástico. Hoje em diferentes municípios do Nordeste, podemos encontrar centenas de cisternas de plástico agrupadas em quadras, pátios, etc. esperando para serem distribuídas para todos os agricultores e moradores de vilas, povoados e cidades que não dispõem destes reservatórios. São as cisternas de polietileno que estão sendo distribuídas pelo “Programa Água para todos” para todas as famílias do Sertão do Nordeste que não tinha uma cisterna. Este programa apresenta uma característica muito interessante, as cisternas são para as famílias de agricultores ou não que não tinham esta alternativa para armazenar água. Não interessa a ideologia, política, religiosa ou qualquer outra crença do agricultor, se ele não possui cisterna, vai receber uma. Essa forma de ação do programa vem mudando o cenário do Sertão, pois, antes as cisternas de placas muitas vezes eram construídas onde os dirigentes das associações  determinavam. Quando havia diferenças políticas, muitas famílias de agricultores ficavam sem cisternas. Assim, era fácil encontra muitas famílias do Sertão cujo maior sonho era uma cisterna. Esse novo programa vem quebrar parte destes entraves que impossibilitaram a implantação de um milhão de cisternas no Sertão. Com as cisternas de plásticos e a ação do governo federal, logo será difícil encontrar uma residência no Sertão que não disponha de uma cisterna para armazenar água.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente esse tipo de problemas vinham acontecendo, agora além de mais práticas e saudáveis, as cisternas de plástico dificilmente apresentarão problemas de vazamento comuns nas cisternas de alvenaria.