Busca no Blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012

As chuvas de abril no Sertão do Nordeste

 As fotos

Nestas fotografias podemos observar a água proveniente do escoamento superficial. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.




Os fatos

Do dia 1 até hoje, 11 de abril de 2012 não foi registrada nenhuma precipitação em muitas áreas do Sertão de Pernambuco. A última chuva na região de Petrolina, PE foi no dia 19 de março de 2012, num total de 19,1 mm no dia de São José. Essa chuva reacendeu o ânimo dos agricultores que estavam sofrendo com a irregularidade das chuvas desse ano. Em algumas comunidades as chuvas de 19 de março atingiram volumes de até 137 mm como foi observado no distrito de Cristália (Petrolina, PE). Embora os agricultores do Sertão do Nordeste acreditem que quando chove no dia de São José, o inverno será regular, este ano o que foi plantado no dia do Santo não resistiu à estiagem e as altas temperaturas e o que foi plantado no dia de São José já morreu com o sol escaldante dos últimos dias. O que nos resta é a lembrança das chuvas de abril de 2011 que foram no total de 153,4 mm.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Nilton.
Bem esclarecedor seu blog.
Semana passada fiz uma postagem pensando no pessoal do Serão Nordestino, http://www.editerapias.com/2012/05/venha-fazer-comigo-meditacao-da-chuva.html
Vou continuar fazendo a minha parte.
Um grande abraço e com uma grande mentalização para que a chuva volte a aparecer para vocês.
Grande abraço!!