Busca no Blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

As fruteiras na cisterna calçadão no Sertão da Bahia

As fotos

Nestas fotografias podemos observar uma cisterna calçadão utilizada para produção de frutas na caatinga. As fotografias foram obtidas no município de Jaguarari, BA.




Os fatos

Embora as chuvas que ocorre na região semiárida do Nordeste sejam consideradas irregulares, em termos de volume, se toda água proveniente dos 520 mm, em média, que ocorre na região fosse aproveitada, muita coisa pode ser obtida com a utilização dessa água. Neste sentido, em muitas comunidades já foram construídas as cisternas de produção. Essas cisternas fazem parte do Programa P1 + 2, cujo objetivo é disponibilizar uma segunda fonte de água para que o agricultor possa utilizar para produção de alimentos. No caso esp


ecífico da cisterna calçadão, a área cimentada de 200 m² pode captar um total de até 104 litros com um total de 520 mm de chuvas, sendo que o coeficiente de escoamento deste tipo de cobertura é de, aproximadamente, 68%, o que significa que, do total, 70.720 litros vão para cisterna, se não houver mais perdas. Assim, os agricultores podem cultivar frutas e hortaliças durante todo o ano. Contudo, há necessidade de um controle rígido na distribuição da água para não faltar no período de seca.

Nenhum comentário: