Busca no Blog

sábado, 23 de outubro de 2010

A bela flor do mulungu na caatinga




A foto

Nesta foto, podemos observar a beleza da flor do mulungu. A fotografia foi obtida na área de caatinga na Estação Experimental da Caatinga na Embrapa Semiárido em Petrolina, PE em 21 de outubro de 2010.

O fato


O mulungu (Erythrina mulungu) e (Erythrina verna) é uma das belas árvores que ocorre nas baixadas e vales da caatinga. Suas flores têm a predominância da cor laranja e vermelha e são muita visitadas por insetos e pássaros, principalmente pelo currupião que é uma das mais belas aves da caatinga. O mulungu é bastante utilizado na medicina caseira para estabilizar o sistema nervoso central, como antioxidante, como tonificante e para auxiliar na redução da tensão arterial. Por ser uma árvore de madeira leve é muito utilizado também para produção de cochos ou gamelas pelos agricultores do sertão. Em alguns municípios da zona da mata pernambucana, a madeira do mulungu é utilizada pelos mamolengueiros na confecção de bonecos. Essa atividade embora importante na vida dos agricultores possa levar esta planta à extinção.

Um comentário:

gecarvalho disse...

A flor do mulungu é de uma beleza impar e essa foto trouxe-me saudosas lembranças da minha infância, na ciadade de Tacaratu-Pe. Eu costumava ficar paralizado, observando os pássaros alimentando-se, tanto do nectar das flores como tambem dos insetos que para as mesmas eram atraidos, principalmente as abelhas de variadas espécies, especialmente as do arapuá. Mas a beleza maior era a variedade de pássaros, tais como colibris de múltiplas qualidades, corrupiões, galos de campinas, chofreus pretos, sanhaços e mais uma infinidade de dificil definição. Vivendo, atualmente, no interior paulista, onde a flora é completamente diferente, ver certas plantas e flores da minha terra natal e a paisagem da caatinga, traz-me uma profunda saudade.
Gê Carvalho