Busca no Blog

quarta-feira, 4 de abril de 2007

A germinação de sementes de mamãozinho-de-veado


A foto
Nesta foto, podemos observar uma infloresçência do mamãozinho-de-veado e alguns frutos já desenvolvidos. A foto foi obtida na caatinga do município de Petrolina, PE, na safra de 2006.

O fato
O mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. Kuntze - CARICACEAE) é um arbusto da caatinga do Nordeste, cujos frutos são consumidos pelos animais silvestres. O sistema radicular é constituído de xilopódios que pode alcançar até 350 kg. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do período de armazenamento no vigor das sementes do mamãozinho-de-veado. O trabalho foi realizado no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2005 em uma área sob telado na Embrapa Semi-Árido em Petrolina – PE. As sementes foram obtidas de frutos maduros em uma única planta. O teor de água inicial foi obtido de uma amostra pelo método de secagem em estufa a 105 ± 3°C por 24 horas. O lote das sementes foi dividido em três sublotes e armazenado sob temperatura de 26°C ± 2°C e 65% UR até o período da semeadura que ocorreu até 6, 12 e 24 meses. O delineamento estatístico foi de blocos ao acaso, com três tratamentos e quatro repetições. A semeadura foi efetuada em caixas de zinco medindo 34 cm x 27 cm x 9 cm, em substrato de areia lavada em profundidade média de 1,5 cm e irrigadas diariamente. Efetuou-se a contagem diária do número de plântulas emergidas durante o período de avaliação. O peso médio das sementes na colheita foi de 2,39 mg. Na semeadura o lote 1 apresentava 59,36% de teor de água. Os demais lotes apresentavam teores de água de 52,34% e 43,85%, respectivamente. A emergência e o índice de velocidade de emergência das sementes armazenadas até 6 meses foi de 87,54% e 4,89, respectivamente. A emergência e o índice de velocidade de emergência decresceram para as sementes armazenadas até 12 meses (36,54% e 1,87). Aos 24 meses, houve perda total do vigor das sementes. Pelas características observadas, as sementes do mamãozinho-de-veado podem ser classificadas como recalcitrantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

como faço para adquirir sementes?

Fatos e fotos da caatinga disse...

Se você reside em uma região de caatinga, deve procurar nos meses de novembro a dezembro as plantas com frutos e colher as sementes para plantar.