Busca no Blog

domingo, 12 de abril de 2015

O gato do mato da caatinga

As fotos

Nestas fotografias podemos observar alguns gatos do mato na caatinga. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE. 










Os fatos


Na caatinga nordestina existam muitos mamíferos que são poucos conhecidos, tais como, o veado-catingueiro, a raposa,  o gambá, a capivara, a cotia, o caititu, etc. Entre estes, temos os gatos do mato que são belos animais da caatinga. Destaca-se o gato-do-mato-pequeno, o gata-maracajá e gato-mourisco. Para os agricultores que residem na caatinga e criam seus animais domésticos como galinhas, ovelhas e bodes, os gatos do mato são problema sério em períodos de seca severa. O gato do mato invade os galinheiros para comer pintos e galinhas, como também matam os borregos e cabritos jovens na caatinga. Muitos agricultores arma armadilhas para capturar esses animais na busca de reduzir o prejuízo com a morte de suas criações. Ocasionalmente, esses animais são mortos por veículos à noite nas rodovias que atravessam a região.

sábado, 11 de abril de 2015

Os caititus consumindo os frutos do imbuzeiro no final da safra de 2015

A foto

Nestas fotografias podemos  observar os caititus consumindo frutos do imbuzeiro na caatinga do Sertão de Pernambuco já no final da safra.  As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.







O fato


O caititu (Tayassu tajacu) que é encontrado na caatinga do Nordeste é uma das três espécies de pecaris existentes no Brasil. São semelhantes aos porcos domésticos, por isso são também chamados de porcos do mato. A principal diferença dos porcos verdadeiros são seus caninos pequenos. Quando estão ameaçados, batem os dentes como mecanismo de defesa fazendo um grande barulho. O caititu das caatingas do Nordeste se alimenta, principalmente de raízes, tubérculos e sementes. Nos períodos de seca severa nessa região a falta de frutas nativas, leva os animais a consumirem raízes de plantas, tais como, a raiz da maniçoba, da faveleira, e do caroá, etc. Em um trabalho de pesquisa que estamos realizado, são identificadas as fontes de alimentos de um bando de caititus em uma área de caatinga nativa da Embrapa Semiárido. O trabalho consiste no levantamento das plantas que apresentam partes consumidas pelos caititus em diferentes períodos do ano. Os resultados preliminares demonstraram que no período de janeiro a abril quando ocorrem chuvas na região, a base da dieta dos caititus são os frutos do imbuzeiro caídos ao chão e as raízes da maniçoba. No período de maio a agosto, as raízes da faveleira e do caroá são as mais consumidas pelos caititus. De agosto a dezembro, a raiz do caroá é a principal fonte de alimentação dos caititus. Em cada período de avaliação são coletadas fezes dos animais para análise dos restos das partes das plantas consumidas.

Os filhotes do veado catingueiro no Sertão de Pernambuco

As fotos

Nestas fotografias podemos observar filhotes do veado catingueiro. Um foi avistado no período de seca de 2014 e o outro no mês de abril de 2015. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.





Os fatos



O veado catingueiro é um animal solitário na maior parte do tempo, todavia nos períodos de acasalamento é possível ser avistados juntos com as fêmeas na caatinga. A fêmea quando em período cio, exalam seus odores característicos que atraem os machos para o acasalamento. Na caatinga é muito difícil observar um casal de veados em cio. De modo geral, tanto o macho quanto as fêmeas são vistos sozinhos quando estão alimentando-se na caatinga. A fêmea segue próxima a filhote por um longo período. O macho nunca é visto próximo ao filhote. Essa espécie apresenta um período de gestação de aproximadamente, 200 dias. Embora os filhotes ao nascer apresentem uma fragilidade muito alta, isto é, são presas fácies para os predadores naturais da caatinga como as onças e outros felinos, ainda podemos observar alguns filhotes em áreas de caatinga preservada.