Busca no Blog

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O jacu da caatinga do Nordeste

As fotos


Nesta fotografia podemos ver um jacu atravessando uma estrada na caatinga. A fotografia foi obtida no município de Petrolina, PE. 




Os fatos


O jacu é uma das mais belas aves da caatinga, contudo sua caça predatória tem contribuído para que essa espécie encontre-se em risco de extinção, principalmente, no Sertão de Pernambuco. Com a seca que ocorreu na região, às aves em busca de alimentos têm se aproximado muito de áreas habitadas e facilitado seu abate pelos caçadores.  O jacu é uma espécie de ave grande com topete pardo avermelhado com barbela avermelhada. O jacu normalmente é visto encima das árvores, más na caatinga como as plantas são pequenas em comparação com as grandes florestas, o jacu é visto sempre no chão. Em áreas com plantas frutíferas o jacu é visto com mais frequência consumindo os frutos caídos ao chão, principalmente, os frutos do imbuzeiro.  

As chuvas e as flores da caatinga

As fotos

Nestas fotografias podemos observar plantas da caatinga com flores, após um longo período de seca. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.





Os fatos


A seca que atingiu parte do Sertão de Pernambuco nestes últimos meses, perdeu força em função das chuvas que ocorreram na região no mês de novembro e nos primeiros dias de dezembro. A caatinga que apresentava uma vegetação totalmente seca, agora aparece com um verde espetacular com uma grande diversidade de flores. Essa renovação da vegetação tem importância grande para o bioma caatinga, principalmente para alimentação de pássaros, abelhas e outros animais da caatinga que enfrentavam uma restrição severa de falta de alimentos.  No município de Petrolina, PE, choveu até o momento um total de 301,1 mm, desse total, 91 mm ocorreram nos últimos 15 dias. Essas chuvas foram responsáveis pela explosão da vegetação com uma nova cobertura de folhas e flores.