Busca no Blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A seca e os hábitos dos animais silvestres da caatinga

As fotos

Nestas fotografias podemos observar alguns caititus na caatinga a noite. Devido as altas temperaturas que tem ocorrido na região e a falta de chuvas, caminha no período diurno na caatinga não é uma boa opção para os animais silvestres.







Os fatos


A seca que vem ocorrendo no Sertão do nordestino tem afetado severamente a vida de muitos animais silvestres. A falta de água para consumo e de alimentos são alguns dos problemas enfrentado pelos animais. Na fotografia podemos ver os caititus caminhando na caatinga a noite para fugir das altas temperaturas diurnas que chegam próximo aos 40 graus. Até o momento tivemos no município de Petrolina, PE, um total de 212,4 mm de chuvas. Valor muito abaixo da média histórica que é de 525 mm.  No mês de janeiro choveu 14,9 mm. No mês de fevereiro foram registrados 54,2 mm. No mês de março ocorreu uma precipitação de 37,6 mm. No mês de abril foram 73,5 mm de chuvas. No mês de maio, foi registrado um total de 4,7 mm. No mês de junho choveu 0,7 mm e no mês de julho 17,9 mm. No mês de agosto choveu apenas 3,5 mm e em setembro um total de 1,0 mm. Até hoje, 29 de outubro de 2014 choveu um total de 4,4 mm. Com a chegada de novembro, o sertanejo espera a ocorrência das trovoadas, marca característica deste período, o que pode mudar o cenário da fauna e flora da caatinga, consequentemente a vida dos animais silvestres com a formação de pastagens, frutificação de plantas nativas e água para consumo.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Período de acasalamento do veado catingueiro na caatinga

As fotos

Nestas fotografias podemos observar um casal de veado catingueiro em período de acasalamento. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.






Os fatos


O veado catingueiro é um animal solitário na maior parte do tempo, todavia nos períodos de acasalamento é possível ser avistados juntos com as fêmeas na caatinga. A fêmea quando em período cio, exalam seus odores característicos que atraem os machos para o acasalamento. Na caatinga é muito difícil observar um casal de veados em cio. De modo geral, tanto o macho quanto as fêmeas são vistos sozinhos quando estão alimentando-se na caatinga. A fêmea segue próxima a filhote por um longo período. O macho nunca é visto próximo ao filhote. Essa espécie apresenta um período de gestação de aproximadamente, 200 dias. Embora os filhotes ao nascer apresentem uma fragilidade muito alta, isto é, são presas fácies para os predadores naturais da caatinga como as onças e outros felinos, ainda podemos observar alguns filhotes em áreas de caatinga preservada.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O banho do gavião na caatinga

As fotos

Nestas fotografias podemos observar um gavião chegando a uma bebida na caatinga e tomando um belo banho. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.





Os fatos


As altas temperaturas que assolam todas as regiões do Brasil têm alterado a rotina de muitos animais silvestres. A busca por água para consumo, sombra e alimentos tem sido uma constante de várias espécies do Sertão do Nordeste. Na caatinga os gaviões buscam freneticamente uma fonte de água para se refrescar. Essa espécie sempre que encontra uma fonte de água, torna uma rotina o consumo e o banho diariamente. Assim, essas aves conseguem amenizar o intenso calor que afetam toda a região neste período de longa estiagem. Um detalhe interessante é que ao chegar na bebida, o gavião torna-se o dono do pedaço, principalmente para os pequenos pássaros que também bebem nesses locais, pois qualquer descuido de um pássaro pode tornar mais alegre o banho do gavião.  

A convivência do veado catingueiro com os pássaros da caatinga

As fotos

Nestas fotografias podemos observar a convivência dos animais silvestres da caatinga. Alguns pássaros pousam no dorso de um veado catingueiro que não apresenta nenhuma reação com a presença dos mesmos. As fotografias foram obtidas na caatinga do município de Petrolina, PE.






Os fatos


O veado catingueiro é um dos animais mais arisco da caatinga nordestina. Sua observação em áreas descampadas é muito difícil e na caatinga fechada praticamente não se ver este animal com facilidade, visto que, eles sempre estão atentos a qualquer movimento e logo fogem da presença de pessoas ou outros animais. Embora essa espécie apresente um comportamento restrito a um determinado território, sempre que sua área é invadida o mesmo afasta-se. Porém, na presença de algumas aves da caatinga, parece que o veado catingueiro perde sua timidez e permite que os pássaros possam pousa em seu dorso e retirar algumas pragas de sua pelagem como podemos observar nestas fotografias.