Busca no Blog

domingo, 30 de dezembro de 2012

Seca e chuva na caatinga de Pernambuco


As fotos

Nestas fotografias podemos observar cenas que marcaram períodos de seca e chuvas no Sertão do Nordeste nos últimos anos. As fotografias foram obtidas no município de Petrolina, PE.







Os fatos

Hoje, 30 de dezembro de 2012 é o 347 dia em que não foi registrada nenhuma precipitação no Campo Experimental da Embrapa Semiárido no município de Petrolina, PE.  Até o momento choveu um total de 145,5 mm. Essas chuvas ocorreram, principalmente nos meses de fevereiro, março e maio. Em fevereiro ocorreram 5 chuvas com um total de 84,4 mm. Em março só choveu dois dias no total de 19,2 mm. Em abril não foi registrada nenhuma chuva na região. No mês de maio foi registrada uma chuva de 26 mm. Em junho foram 3,9 mm em três chuvas. No mês de julho foram registrados 1,3 mm em duas chuvas. Em agosto choveu um total de 2,3 mm em duas chuvas. No mês de setembro choveu somente 0,2 mm. Por outro lado, nos 31 dias de outubro nenhuma chuva foi registrada na região. No mês de novembro choveu 8,2 mm. Essas chuvas não foram suficientes para formação de água nos açudes e barreiros e para o crescimento da pastagem para os animais. No mês de dezembro até hoje, só foi registrada uma chuva de 0,7 mm. Nos últimos 35 anos de observações, este talvez seja um dos piores anos de irregularidade de chuvas no Sertão do Nordeste. Embora se tenha notícias de que em alguns municípios do Sertão de Pernambuco choveu mais de 400 mm, como foi em Exu onde foram registrados 481,5 mm, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas (http://www.apac.pe.gov.br/meteorologia). Se considerarmos os volumes ocorridos nos meses de janeiro (50,7), fevereiro (154,2), março (71,7), abril (5,5) e maio (89,5) no total de 371,6 mm, pode-se afirmar que nesta região as chuvas foram boas, isto é, esse volume e sua distribuição estão dentro da normalidade para esta região. O problema é: será que os nossos agricultores estão preparados para aproveitar esse volume de água, o qual é suficiente para encher cisternas e pequenos barreiros segundo cálculos de algumas entidades que atendem os agricultores no Sertão! Contudo, há inúmeros exemplos de agricultores que mesmo com está irregularidade na distribuição das chuvas, conseguiram armazenar água e alimentos para os animais. Até aqueles que plantaram com as primeiras chuvas de janeiro, ainda colheram um pouco de feijão.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A beleza da floração do flamboiã na caatinga



As fotos

Nestas fotografias podemos observar a beleza das plantas de Flamboiã na caatinga. As fotos foram obtidas em residências de agricultores em comunidades do município de Petrolina, PE.





Os fatos

A seca que castiga severamente a região semiárida do Nordeste, não tira a alegria de alguns agricultores que tem uma planta de Flamboiã em seu quintal. Essa bela árvore da família Fabaceae (Delonix regia (Bojer ex Hook.), originária das Ilhas de Madgascar que pode alcançar até 10 m de altura, parece que não está nem aí para a seca. Em muitas residências de agricultores da caatinga as plantas de flamboiã chamam atenção devido a  beleza de sua floração avermelhada. O flamboiã apresenta uma floração muito grande com cores que varia do vermelho ou alaranjado-claro.  As plantas que se encontram na caatinga tiveram o início da floração no mês de novembro e são vistas de longe. As variações climáticas da região semiárida do Nordeste proporcionam ao flamboiã uma floração abundante que não é encontrada em nenhum outro lugar. 

Aspectos da seca no Sertão de Pernambuco


As fotos

Nestas fotografias podemos observar alguns aspectos da caatinga neste ano de extrema seca no Sertão de Pernambuco. As fotografias foram obtidas em comunidades do município de Petrolina, PE.






Os fatos

Até hoje, 7 de dezembro de 2012, já temos mais de 325 dias em que não foi registrada nenhuma precipitação no Sertão de Pernambuco.  Até o momento choveu um total de 145,5 mm no município de Petrolina. Essas chuvas ocorreram, principalmente nos meses de fevereiro, março e maio. Em fevereiro ocorreram 5 chuvas com um total de 84,4 mm. Em março só choveu dois dias no total de 19,2 mm. Em abril não foi registrada nenhuma chuva na região. No mês de maio foi registrada uma chuva de 26 mm. Em junho foram 3,9 mm em três chuvas. No mês de julho foram registrados 1,3 mm em duas chuvas. Em agosto choveu um total de 2,3 mm em duas chuvas. No mês de setembro choveu somente 0,2 mm. Por outro lado, nos 31 dias de outubro nenhuma chuva foi registrada na região. No mês de novembro choveu 8,2 mm. Essas chuvas não foram suficientes para formação de água nos açudes e barreiros e para o crescimento da pastagem para os animais. Os criadores de bovinos são os mais afetados e já tiveram a perda de muitas cabeças. Por outro lado, os agricultores que criam caprinos, ainda não tiveram perdas com a seca. O que está dificultando a vida da maior parte dos agricultores é a obtenção de água para os animais.  Todavia, algumas pancadas de chuvas que tem ocorrido em áreas isoladas do município de Petrolina têm alterado o drama da seca, visto que, essas chuvas renovam a pastagem e juntam alguma água nos barreiros para os animais. Nessas comunidades a vegetação da caatinga já começou a se desenvolver e ser consumida pelos animais.