Busca no Blog

sábado, 16 de abril de 2011

O camaleão da caatinga nordestina



A foto

Nesta fotografia pode-se observar um camaleão.  A fotografia foi obtida em 13 de abril de 2011 na caatinga do município de Petrolina, PE.


O fato

O camaleão é um dos maiores e mais belos lagartos da caatinga nordestina. Existe um grande número de espécies de camaleões nas mais diferentes regiões do mundo. O destaque para os camaleões é a variabilidade de cores que estes animais apresentam. Essa característica ocorre principalmente pelo mimetismo desta de algumas espécies de camaleão. Estes animais utilizam esse recurso em momentos de perigo para confundir seus prováveis predadores. Os camaleões são encontrados das savanas até  nos desertos africanos. Sua alimentação é composta basicamente por pequenos insetos e larvas.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A produção de feijão no Sertão de Pernambuco




A foto

Nesta fotografia podemos ver um agricultor colhendo feijão. A fotografia foi obtida no dia 30 de março de 2011 na Comunidade de Sítio Pereiro no município de Petrolina, PE.

O fato

As chuvas no Sertão de Pernambuco nos primeiros meses de 2011 não foram suficientes para que os agricultores de subsistência obtivessem uma boa safra. No mês de janeiro choveu somente 38,8 mm no Sítio Pereiro, Distrito de Pau Ferro no município de Petrolina, PE. A média de uma série de mais de 20 anos para essa região no mês de janeiro é de 93,3 mm. No mês de fevereiro ocorreu um total de 70,6 mm, um pouco abaixo da média de 83,6 mm para esse mês. Contudo, no mês de março, choveu 168,3 mm, superior a média histórica de 131,2. As precipitações nesta comunidade até o final de março totalizavam 277,7 mm. Com esse volume foi possível obter um pouco de feijão como se pode ver o agricultor colhendo, porém, o milho não apresentou bom desenvolvimento.  Um fato que devemos levar em consideração é que essas culturas foram plantadas no dia 15 de dezembro de 2010, após uma precipitação de 37,5 mm. Para os agricultores que só plantaram com as chuvas de janeiro e fevereiro de 2011, as perspectivas não são animadoras.

sábado, 2 de abril de 2011

As belas flores da canela-de-siriema (Sida galheirensis Ulbr.)




A  foto

Nesta fotografia podemos observar uma área da caatinga com intensa ocorrência da malva Canela-de-Siriema (
Sida galheirensis Ulbr.) em período de floração. A fotografia foi obtida no dia 20 de março de 2011 na Comunidade de Budin no município de Petrolina, PE.

O fato
A grande diversidade de flores na caatinga, principalmente no período das chuvas é muito importante na manutenção das comunidades de abelhas nativas da região. Essas flores são fontes de néctar e pólen para inúmeras espécies de abelhas. Entre as plantas, destacam-se as da família Malváceas que oferecem flores dos mais variados tipos para visitação das abelhas. Em levantamento da flora visitada pelas abelhas, a Canela-de-seriema (Sida galheirensis Ulbr.) é uma das mais importantes pelo número de espécies de abelhas que a visitam e pelo número de indivíduos visitantes. Essa intensidade de flores da canela de seriema contribui com um néctar especial, visto que essa espécie é medicinal e seus componentes são transformados em mel com aroma e os sabores característicos dessas flores.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O radinho de pilha na caatinga




A  foto

Nesta fotografia podemos observar um agricultor capinando uma roça de feijão. A fotografia foi obtida no dia 30 de março de 2011 na Comunidade de Sítio Pereiro no Distrito de Pau Ferro no município de Petrolina, PE.


O fato

Os pequenos agricultores da região semiárida do Nordeste tem um grande apreço pelo velho radinho de pilha. Ele é um companheiro inseparável nos rincões do Sertão. Enquanto nos centros urbanos os meios de comunicação têm apresentado um grande avanço com diferentes alternativas tecnológicas para comunicação, no interior da caatinga, os agricultores ainda mantêm o hábito de carregar um pequeno rádio de pilha para onde vão. Esses pequenos rádios são os principais meios pelos quais se tem notícia da região e do mundo. Lá o agricultor escuta as informações do seu município, um alô dos amigos, suas músicas preferidas e os famosos recados que são transmitidos durante os programas. Na fotografia podemos observar o rádio de pilha pendurado na camisa do agricultor. Assim, ele trabalha, informa-se e diverti-se com seu radinho.

A erva de São João na caatinga



A foto

Nesta fotografia podemos observar a beleza das flores da Erva de São João na caatinga.  A foto foi obtida no dia 20 de março de 2011 na Comunidade de Budin no município de Petrolina, PE.

O fato

O Hypericum perforatum ou Erva de São João é um pequeno arbusto de ocorrência abundante na caatinga. Seu porte é ereto e pode alcançar até 2 metros de altura. Este arbusto apresenta folhas opostas, sésseis, dotadas de glândulas translúcidas. Nas plantas de Erva de São João há uma grande concentração de flores de coloração amarela. Essas flores são visitadas por muitas espécies de abelhas que retiram seu pólen e néctar para produção de mel. Quando as flores caem são consumidas pelos animais da caatinga como os veados e os caprinos. A Erva de São João é utilizado também no tratamento da depressão leve a moderada e em outros distúrbios psiquiátricos, em humanos, como uma alternativa comprovadamente eficaz aos antidepressivos sintéticos, e também com excelente tolerabilidade.