Busca no Blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Os filhotes de sabiá laranjeira no ninho



A foto
Nesta fotografia podemos observar dois pequenos filhotes de sabiá laranjeira em um coqueiro. A fotografia foi obtida em 7 de março de 2003 no município de Petrolina, PE.

O fato
O sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) é uma das aves do canto mais bela do Brasil e considerada nossa ave símbolo. Normalmente o sabiá utiliza seu ninho para várias posturas por ano. Todavia, se houver algum problema, tais como, o ataque por cobras, gatos ou outros animais da caatinga, ela abandona o ninho. O sabiá normalmente faz seu ninho em plantas de tronco frondoso o que facilita a subida de animais como gatos, cobras. Esses animais muitas vezes consomem os ovos ou os filhotes do sabiá. O sabiá laranjeira é conhecido como sabiá peito-roxo, sabiá gongá, sabiá vermelha ou sabiá amarelo em varias regiões do Brasil. Os filhotes quando estão próximos a deixar o ninho faz muito barulho o que atrai animais predadores, principalmente os gatos. Quando o sabiá faz o ninho em plantas muito altas como o coqueiro, muitas vezes os filhos caem do ninho e morrem, por isso, talvez ela sempre escolha plantas como goiabeiras, laranjeiras e outras do mesmo porte. Seu ninho é muito bem feito e bastante seguro para os filhotes. A alimentação do sabiá é composta basicamente de insetos, larvas, minhocas e principalmente frutas das mais variadas. Para captura de minhocas, o sabiá fica a espreita em áreas bastante molhadas observando o movimento no solo e quando ver qualquer movimento escava o solo e captura a minhoca.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vc saberia me dizer pq a mãe sabiá abandona seu filhote recém nascido e ainda um ovo para eclodir?
Acabei de resgatar este filhote de 3 dias e um ovo ainda perfeito para cuidar até poder voar - se viver. A mãe agiu de forma estranha e sumiu coisa que não fez na última ninhada, aí resolvi ver o que aconteceu e achei o filhote e o ovo em perfeito estado, mas como haviam gatos rodando retirei-os do ninho e esperei a volta do pais, mas não voltaram.

Unknown disse...

Olá amigo, sou de Piracicaba SP. Aqui em casa no quinatal semprea tem ninhos de passarinho...Tem um aqui que deve ter alguma coisa errada e alguma coisa em comum com o seu, a alguns dias tinha 5 ovos no ninho ( todos pintadinhos, porém 3 deles menores e mais arredondados...Hj vendo que ela estava tratando de filhotes, subi ate o ninho para ver...os tres ovos menores, tinham picados e ja filhotes, e os ovos mais ovais e maiores ainda não)...Deconfio que tem passarinhso parasitas, que colocam seus ovos para outros passaros chocarem...n caso aqui tinha 5, 3 deles, esses que nasceram antes, devem ser de outro que colocou seus ovos no ninho da sabiá...acredito que daqui uns dias os filhotes que ja nasceram, ficam maiores, deixam o ninho e a mãe sabiá vai atraz deles, para cuidas e abandona os que realmente são dela, que pode depois nascerem e morrerem sózinhos no ninho...

Renata disse...

Encontrei seu blog quando estava procurando informação sobre o sabiá. Gostei, vc tem feito uma boa fonte de informação aqui, parabéns! Morei na Paraíba e no Ceará por 24 anos, já vi muitos lugares e coisas assim como tem nas suas fotos. Agora estou no Paraná há 12 anos. Que lugar diferente!

Renan Buzzo disse...

Os meus estão abandanonda antes de chocar

Unknown disse...

Tenho um ninho de beija flor e de sabia no quintal, ambos está o chocando. Oque posso fazer para ajudá-los como na alimentação?