Busca no Blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Os filhotes de rolinha branca




A foto

Nesta fotografia, podemos observar um ninho com casal de filhotes de rolinha branca.  A foto foi obtida no dia 19 de julho de 2011 no Campo Experimental da Caatinga na Embrapa Semiárido em Petrolina, PE.

O fato

Entre as aves da caatinga nordestina, nenhuma é mais conhecida do que as rolinhas. Há uma infinidade de espécies de rolinhas, contudo na caatinga as mais conhecidas são a rolinha cafofa, a rolinha caldo de feijão, a rolinha cascavel, a rolinha azul, entre outras. Essas aves pertencem a família columbidae  que pode ser encontrada em muitas regiões do mundo. O que chama a atenção das rolinhas é que elas são de modo geral consideradas aves preguiçosas, isto é, faz seu ninho sem muito capricho. Basta juntar um pouco de gravetos e logo vão colocando os ovos. Tem um detalhe interessante, muitas rolinhas repetem sua postura em um mesmo ninho por muitas vezes. Já vimos ninhos com mais de 5 camadas que são formadas pelas fezes dos filhos.  Na fotografia podemos ver um ninho com dois filhotes da rolinha branca em uma planta de limão.

Um comentário:

Paulo Romero de Farias Neves disse...

Amigo Nilton,Parabéns pela postagem,

Conheço de perto a rolinha branca,pois sou nascido e criado no semiárido paraibano,e sempre fui muito ligado aos animais silvestres de minha região,e entre tantos está a rolinha branca,presença marcante com seu canto,(ao meio dia),em pleno sol....Pena que ela,como a maioria dos animais e plantas da caatinga,estejam tão ameaçados...

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.