Busca no Blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A erva de São João na caatinga



A foto

Nesta fotografia podemos observar a beleza das flores da Erva de São João na caatinga.  A foto foi obtida no dia 20 de março de 2011 na Comunidade de Budin no município de Petrolina, PE.

O fato

O Hypericum perforatum ou Erva de São João é um pequeno arbusto de ocorrência abundante na caatinga. Seu porte é ereto e pode alcançar até 2 metros de altura. Este arbusto apresenta folhas opostas, sésseis, dotadas de glândulas translúcidas. Nas plantas de Erva de São João há uma grande concentração de flores de coloração amarela. Essas flores são visitadas por muitas espécies de abelhas que retiram seu pólen e néctar para produção de mel. Quando as flores caem são consumidas pelos animais da caatinga como os veados e os caprinos. A Erva de São João é utilizado também no tratamento da depressão leve a moderada e em outros distúrbios psiquiátricos, em humanos, como uma alternativa comprovadamente eficaz aos antidepressivos sintéticos, e também com excelente tolerabilidade.

4 comentários:

kakashisenpai disse...

Dr. Nilton,estive me deliciando com suas fotos da nossa querida caatinga. Quanta beleza, nas flores, nos passaros, na vegetaçaõ, nos animais nativos, para não falar da arvore sagrada que é umbuzeiro. Quando vamos te-lo por aqui?Mande tele. que possa falar com o Sr. a noite se possivel ou celular. Aqui vamos ter micareta e estamos pensando em lhe fazer uma nova visita e tirar umas dúvidas com Dr. Luiza sôbre barragem subterrânea. Um abraço

Anônimo disse...

onde posso encontrar esta planta em Brasilia? pós acho ela uma planta muito útil a saúde.

Anônimo disse...

ONDE POSSO ENCOTRAR ESTA PLANTA EM IMPERATRIZ?

Unknown disse...

Onde pode ou encontrar muda desta planta