Busca no Blog

domingo, 22 de março de 2009

O caprino comendo folhas do juazeiro


A foto


Nesta fotografia podemos observar um caprino consumindo folhas de juazeiro. A fotografia foi obtida em 27 de outubro de 2005 no município de Curaçá, BA.


O fato


Na seca que ocorre na região semi-árida do Nordeste brasileiro, os animais alimentam-se de quase todas as plantas da região. Os caprinos consomem das cactáceas as mais diversas arvores da caatinga. Na fotografia vemos um caprino consumindo folhas de juazeiro. Entre as espécies da caatinga, há algumas que não perdem as folhas no período da seca, a exemplo o juazeiro. Contudo, não encontramos o juazeiro em toda a caatinga. Esta planta ocorre em maior densidade em áreas de caatinga de baixadas onde normalmente há presença de água no subsolo. Devido ao consumo das folhas mais baixas, os animais têm que ficar em posição vertical sobre as duas patas para poder alcançar as folhas. Os caprinos são verdadeiros equilibristas da caatinga quando precisam alcançar os galhos mais altos das plantas na época da seca.

O dilema da produção de milho no sertão do Nordeste



A foto


Nesta fotografia podemos observar agricultores colhendo milho. A fotografia foi obtida em 30 de junho de 2004 na Comunidade de Alto do Angico em Petrolina, PE.


O fato


As irregularidades das chuvas na região semi-árida do Nordeste brasileiro são fatores limitantes para diversas culturas da região, principalmente a do milho. Para que o agricultor tenha sucesso no cultivo do milho no sertão, ele precisa fazer o plantio logo após as primeiras chuvas que ocorre na região. As primeiras chuvas, normalmente ocorrem no mês de dezembro, contudo, o mês de janeiro é de pouca chuva e o milho plantado em dezembro, muitas vezes não consegue sobreviver. Quando o agricultor planta nas chuvas de fevereiro, ao chegar a março e abril, falta chuva no momento que o milho mais precisa, isto é, na floração e formação de espigas. Assim, produzir milho no sertão nordestino é um dilema

Esterco, o adubo orgânico da caatinga



A foto


Nesta fotografia podemos observar um caminhão sendo carregado com esterco de caprinos. A fotografia foi obtida em 10 de setembro de 2003 na Comunidade de Alto do Angico em Petrolina, PE.


O fato


Em função do grande rebanho de caprinos e ovinos que existe na região semi-árida do Nordeste, há uma produção significativa de esterco dos animais. Este adubo orgânico é muito valorizado nos projetos de irrigação, principalmente nas áreas plantadas com uva e manga. A venda de esterco tem sido uma fonte de renda alternativa para muitas famílias da zona rural nordestina, contudo, ao vender este fertilizante orgânico que poderia ser utilizado na adubação de milho, feijão, palma forrageira e outras culturas da região, os agricultores perde a oportunidade de melhorar as condições dos solos de suas propriedades e garantir maiores rendimentos em suas produções.

quinta-feira, 19 de março de 2009

A raposa da caatinga nordestina




A foto

Nesta fotografia se pode ver uma raposa na caatinga. A fotografia foi obtida na caatinga do município de Petrolina, PE, em 30 de outubro de 2002.

O fato

A raposa (Dusicyon thous) é um pequeno mamífero da caatinga que alimenta-se basicamente de pequenos animais, frutos e insetos. No Nordeste brasileiro, a seca que assola a região semi-árida no período de agosto a janeiro, não afeta só a população rural, más também os animais silvestres. Entre estes animais, encontramos as raposas, que buscam alimentos fugindo da seca, principalmente nas rodovias onde são atropeladas a noite na busca de alimentos. No período de seca, facilmente vemos as raposas nas estradas e veredas. Outro momento para avistamento, é quando ocorre chuvas diurnas nos meses de outubro a novembro. Após as chuvas, as raposas saem de suas tocas em busca de alimentos..O melhor local para observação noturna das raposas é embaixo da copa dos imbuzeiros na época da safra.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Água de chuva para produção de frutas na caatinga



A foto


Nesta fotografia se pode observar uma cisterna onde a água da chuva é acumulada para irrigação de fruteiras na caatinga. A fotografia foi obtida em 25 de novembro de 2008 na Comunidade de Fazenda Humaitá em Paulistana, PI.

O fato


Na maioria das residências do interior da região semi-árida do Nordeste brasileiro, parte da água da chuva é desperdiçada pelo fato de que não há calhas em todo o telhado. Com a captação desta água em uma cisterna, pode-se realizar a irrigação de fruteiras na caatinga. Na comunidade de Fazenda Humaitá, foi implantada uma unidade demonstrativa com 36 fruteiras, utilizando água de chuva para irrigação. Neste sistema, o agricultor dispõe de uma cisterna para o consumo e outra para irrigação.