Busca no Blog

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O veado catingueiro


A foto
Nesta fotografia podemos ver um veado catingueiro. A fotografia foi obtida na área de caatinga do município de Petrolina, PE., em 27 de março de 2003.
O fato
A visão de um veado catingueiro é deslumbrante. Raramente este animal é visto na caatinga. A caça indiscriminada desta espécie, esta colocando este animal na lista de espécies em extinção no semi-árido. O veado alimenta-se principalmente de brotos, gramíneas e leguminosas da caatinga. O fruto do imbuzeiro é muito consumido por esses animais. Um detalhe muito interessante é que o macho sempre anda só. Normalmente, a fêmea anda com um filhote. Sua pelagem é marrom-acinzentada com o ventre mais claro. Uma característica dos veados é uma pinta branca acima dos olhos.

2 comentários:

vando disse...

ola, eu moro em vitoria no espirito santo aqui tambem tem este veado, mais eu sempre tive a curiosidade de saber pq desta especie tem mais animais femeas doque machos, eu os ultimos 5 animais q eu vi erao femeas, se tive alguem ai q possa me responder esta pergunta ficarei agradesido, o meu email é [vandobattista@hotmail.com] agradesido

Anônimo disse...

exite veado das matas do iquaçu...