Busca no Blog

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O jacu do Sertão de Pernambuco


A foto

Nesta fotografia se pode ver um jacu as margens de uma estrada na caatinga. A fotografia foi obtida no município de Petrolina, PE., em 12 de fevereiro de 2009.

O fato

A caça predatória nas caatingas do Nordeste tem levado muitas espécies de aves ao risco de extinção, principalmente, as grandes aves, como o jacu. Encontrar um jacu na caatinga do Sertão de Pernambuco é uma raridade. A última vez que avistamos esta ave foi em março de 1988. O jacu é uma espécie de ave grande com topete pardo avermelhado com barbela avermelhada. O jacu normalmente é visto encima das árvores, más na caatinga como as plantas são pequenas em comparação com as grandes florestas, o jacu é visto sempre no chão.


Um comentário:

Emilia e Diogo disse...

caro Nilton,
estou impressionado com a qualidade do seu blog. parabens. fotos e fatos sao a melhor combinação possivel na minha opiniao. é tao dificil conseguir essas informacoes sobre biomas como a caatinga. por favor, siga postando. seu blog é um grande aprendizado e sera assim por muitos anos, tenho certeza!
gostaria de saber mais sobre experiencias de permacultura na caatinga, vc poderia postar algo sobre esse tema no futuro?

grande abraço,