Busca no Blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Irrigação de salvação de milho e feijão com água de chuva armazenada em barreiro


A foto

Nesta fotografia podemos observar um barreiro de irrigação de salvação. A fotografia foi obtida em 28 de abril de 2008 no Campo Experimental da Embrapa Semi-Árido em Petrolina, PE.

O fato

No ano de 2008, as chuvas no Campo Experimental da Embrapa Semi-Árido, concentraram-se nos meses de feveriero e março. A última grande chuva foi no dia 2 de abril com 85 mm. De maio a novembro não foi registrada chuvas significativas. Por outro lado, já no dia 28 de abril tivemos que utilizar a água de chuva armazenada no barreiro para irrigação suplementar. Nesta pesquisa, foi constatado que as culturas que não receberam irrigação de salvação, tiveram sua produção reduzida em mais de 50%. Neste ano, as chuvas foram em média de 359,9 mm, contudo sua distribuição concentrada nos meses de fevereiro e março não possibilitaram produtividades significativas para os agricultores da região, principalmente para as culturas de milho, feijão e sorgo.

Um comentário:

Neurides Baião disse...

A MIGO NILTO PARABENS! ESSE BLOG SEU É O MAXIMO,É PERFEITO, MOSTRA TODA REALIDADE SEM DRAMATIZAR, É DE PESSOAS COMO VOCE QUE O NORDESTE PRESCISA. PQ A MAIORIA DE NOSSOS LIDERES POLITICOS FAZ VERGONHA. MUITO OBRIGADO.