Busca no Blog

sábado, 5 de maio de 2007

O facheiro na caatinga


As fotos


Nestas fotografias podemos observar uma área de caatinga com predominância do facheiro. A fotografia foi obtida na caatinga do município de Petrolina, PE.







Os fatos


O facheiro é da Família das Cactaceaes, do Gênero: Pilosocereus e da Espécie: Pilosocereus pachycladus. É uma planta arbustiva de ampla distribuição em toda região semi-árida do Nordeste. Seu porte apresenta variação de 1,5 a 6,72 m de altura, com copa medindo de 1,3 a 4,8 m de diâmetro. Seus frutos são bagas arredondadas e achatadas de cor vermelho-escuro com 4,5 a 6,3 cm de comprimento, pesando entre 24 a 63g. Os frutos do facheiro são bastante consumidos por animais silvestres, principalmente pelos pássaros. O facheiro desenvolve-se bem em áreas de solos degradados e de ocorrência de poucas chuvas. Pode ser uma alternativa para o aproveitamento como espécie de repovoamento de áreas degradadas. A fitomassa verde do facheiro é muito consumida pelos animais na época de seca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá. Sou Natacha e Curso Biologia. Posso usar essa foto em um trabalho sobre caatinga? Citando a fonte, é claro. Obrigada de qq modo.